Perspectiva é um termo de significado amplo que possui as
seguintes acepções, ainda que elas sejam bastante relacionadas umas com
as outras.
- Perspectiva atmosférica.
É uma técnica de pintura na qual a atmosfera altera as tonalidades dos
objetos mais distantes, diminuindo a saturação dos matizes. É o mesmo
que perspectiva aérea ou perspectiva tonal.
- Perspectiva (gráfica). É um campo de estudo da geometria e, em especial, da geometria projetiva.
É um método que busca representar os objetos em seus tamanhos e
posições "corretas", tal qual a visão humana os compreende, a partir de
um observador fixo. Divide-se em várias categorias como cônica, isométrica, cavaleira, militar, entre outras, e foi desenvolvida pelos artistas a partir da transição para o Renascimento, na sua forma estrita de entendimento.
- Perspectiva quadridimensional. Processo de perspectiva que se utiliza de um observador móvel.
Elementos da perspectiva:
Linha do horizonte, ponto de vista, ponto de fuga e linhas de fuga são
os quatro elementos da perspectiva que determinam o nível e o ângulo
visual do espectador no contexto do desenho. Para um estudo mesmo
básico sobre perspectiva é necessário conhecê-los e saber o modo
correto de sua aplicação. Por isso, além de identificar visualmente
cada um deles, faremos uma descrição sobre seu significado e função no
desenho a partir das demonstrações ilustrativas a seguir.
2.1. Linha do
horizonte:
É o
elemento da construção em perspectiva que representa o nível dos olhos
do observador (linha horizontal pontilhada LH).
Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista
ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o
nível do mar.
2.2. Ponto de vista:
Na
representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser
identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte
(PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento
dessas duas linhas.
Dependendo do ângulo visual de observação do motivo, a linha vertical
que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada na cena
compositiva ou num de seus lados, esquerdo ou direito.
2.3. Ponto de
fuga:
É o ponto
localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas
convergem, quando vistas em perspectiva (PF).
Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos de
fuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do
horizonte quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos
é possível o ponto ficar fora tanto da linha do horizonte quanto do
ponto de vista.
2.4. Linhas de
fuga:
São as linhas
imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o
ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento
dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de
profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva.
O uso dos elementos da perspectiva, em conjunto, permitem a elaboração
de esquemas gráficos necessários para desenhar objetos
contextualizados em ambientes ou paisagens sem distorção estrutural.
Veremos a base destes recursos gráficos conhecendo sobre os diferentes
tipos de visualização em perspectiva.
Existe também a Perspctiva com dois pontos de fuga
Quando vemos uma casa ou prédio de quina....
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