terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Eratóstenes (275-194 a.C.)

Eratóstenes (em grego: Ἐρατοσθένης; Cirene, 276 a.C.Alexandria, 194 a.C.) foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga. Nasceu em Cirene, Grécia, e morreu em Alexandria. Estudou em Cirene, em Atenas e em Alexandria. Os contemporâneos chamavam-no de "Beta" porque o consideravam o segundo melhor do mundo em vários aspectos.

Vida

Eratóstenes é descrito pelo Suda (localização: Épsilon 2898, segundo Ada Adler [2]) como tendo sido aluno do filósofo Aríston de Quios, do gramático Lisânias de Cirene e do poeta Calímaco. O Suda esclarece que Ptolomeu III Evérgeta o trouxe de Atenas para Alexandria, local em que permaneceu até o reinado de Ptolomeu V Epifânio[3]. Afirma-se que Ptolomeu III o trouxe inicialmente de Atenas para ensinar o seu filho Filopator (Ptolomeu IV Filopator)[4]. Diz-se que ele foi chamado "pentatleta" ou "plataformas", por estar sempre em segundo lugar em várias áreas do conhecimento. No Suda é dito que ele nasceu no período da 126a. Olimpíada e faleceu com a idade de 82 anos[5]. Um dos seus discípulos foi Aristófanes de Bizâncio.

Geografia

Eratóstenes é tido também como o fundador da disciplina geografia. Ele publicou uma obra chamada Geográfica (em grego: Γεωγραφικά)[15], na qual estabelece um vocabulário próprio (tais como as palávras geografia e geógrafo) para a disciplina antes tida como apenas técnica[16]. Nessa obra Eratóstenes afirma que Homero teria sido o primeiro geógrafo, em razão deste último ter feito descrições topológicas e climáticas de determinados locais e regiões na antiguidade[17]. Erastótenes associa Anaximandro com a origem da Cartografia, apesar de a técnica ter sido originada em Mileto no séc. VI a.C.[18]. Na Geográfica, que tinha três volumes e que conta hoje com apenas 155 fragmentos, mencionados eminentemente por Estrabão e Plínio o velho[19], o autor utiliza de descrições de viagens e expedições feitas por compatriotas, a maior parte desses viveu na época de Alexandre o Grande[20], para formular o que seria um mapa do mundo existente na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário