Desde a década de 1990 o computador tem se tornado um
instrumento importante na produção e acabamento de desenhos. Originalmente ele
era usado principalmente para simular as técnicas e os materiais supracitados,
mas nos últimos anos tem sido desenvolvidas linguagens próprias da ilustração
em tela. Entre os programas mais utilizados estão o Corel Draw, Adobe
Illustrator, entre outros. No campo do desenho técnico, existem diversos
aplicativos CAD responsáveis por um considerável aumento de produtividade e
velocidade na produção de desenhos. Existem também programas mais simples, como
o Microsoft Paint, distribuído com o sistema operacional Microsoft Windows, e
que possuem mais um apelo recreativo que efetivamente produtivo. Os softwares
de modelamento 3D, como o 3D Studio Max, o Maya e o Blender, ainda que não
sejam tecnicamente aplicativos voltados à produção de desenhos, também possuem
um papel importante nesta área (são bastante utilizados pela indústria
cinematográfica e publicitária).
Os softwares de computação gráfica tem evoluido muito
rapidamente. À medida que os equipamentos de hardware ficam mais eficientes, o
nível de qualidade das imagens estão cada vez melhores. Hoje em dia quase não
distinguimos o que é gráfico computacional e o que é real. O ramo do
entretenimento é um dos que mais se beneficiam com esta evolução. Cada ano que
passa vemos efeitos especiais nos filmes, jogos eletrônicos e filmes
completamente digitais cada vez mais realísticos. É quase impossível prever até
que ponto esta tecnologia poderá nos oferecer em criações e realidade.
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